Regionalização

Saiba onde está o orçamento da educação de São Paulo

TUTORIAL ❯ Visão geral

A navegação da ferramenta é orientada, principalmente, a partir de um mapa interativo da cidade de São Paulo. Como mostra a Figura 1, ao abrir a ferramenta, o usuário visualiza, do lado esquerdo, o mapa segmentado por regiões (zonas) geográficas e, do lado direito, um painel com os dados gerais da ferramenta agregados para a cidade de São Paulo: quantidade de recursos que são mapeados na ferramenta (em R$ milhões correntes), número de unidades de ensino e a segmentação dessas informações por etapa/modalidade de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos e Profissional, e Educação Especial).

Figura 1: Visão geral da ferramenta

Figura 1

A chave seletora logo acima da visualização do mapa permite selecionar o tipo de rede das unidades de ensino. É possível escolher entre unidades diretas e unidades parceiras, de modo que o painel lateral responde, adaptando-se ao universo escolhido. Quando é escolhido o universo de unidades parceiras, a ficha lateral também exibe a informação de vagas contratadas.

O usuário também pode escolher o ano de referência dos dados apresentados no seletor de ano, ao lado do seletor do tipo de rede. Os anos disponíveis são o de 2018 em diante. No painel superior da ferramenta, é possível visualizar a data de atualização, que é a data da última vez que o administrador inseriu dados novos na ferramenta.

Abaixo do mapa, a ferramenta exibe um gráfico de barras horizontais com o total de recursos por região no ano selecionado. Há dois seletores disponíveis: um seletor que permite escolher entre regiões ou DREs para exibição nas barras e um seletor do critério de exibição, que pode ser por ordem alfabética ou decrescente em termos do volume de recursos. Um detalhe dessa visualização se encontra na Figura 2 a seguir.

Figura 2: Gráfico de barras comparativo

Figura 2

TUTORIAL ❯ Navegação do mapa

Ao mover o cursor sobre o mapa, a ferramenta exibe um tooltip com o total de recursos daquela região. Ao clicar em uma região específica, a ferramenta mostra um mapa dessa região segmentado por Diretorias Regionais de Educação (DREs). Logo acima do mapa, a trilha de navegação exibe o caminho percorrido. O painel do lado direito responde à seleção mostrando as mesmas informações que antes se referiam à cidade como um todo e, agora, estão filtradas apenas para a região escolhida. A Figura 3 apresenta um exemplo em que o usuário seleciona a Zona Leste para visualização detalhada.

Figura 3: Exemplo de seleção de uma região específica: Zona Leste

Figura 3

OBSERVAÇÃO: Existem dois casos de sobreposição territorial, nos quais uma DRE ocupa mais de uma região. A DRE Ipiranga possui parte de seu território na região Centro, parte  na região Sul e parte na região Leste. A DRE Pirituba-Jaraguá possui uma parte de seu território na região Norte e outra parte na região Oeste. A visualização do mapa exibe, nesses casos, os distritos e a ficha lateral que compõe a DRE especificamente na zona clicada. A trilha de navegação exibe o caminho que foi percorrido pelo usuário.

Seguindo a mesma lógica, o usuário observa o total de recursos de cada DRE ao mover o cursor sobre o mapa. Ao selecionar uma DRE, o mapa se reconfigura novamente para detalhar a DRE selecionada por distrito. A Figura 4 a seguir mostra um exemplo em que, após selecionar a Zona Leste, o usuário escolheu observar detalhadamente a DRE São Mateus. O painel lateral responde novamente à seleção, desta vez, com os dados agregados para a DRE escolhida.

Figura 4: Exemplo de seleção de uma DRE específica: São Mateus

Figura 4

Neste caso, o usuário pode identificar os recursos aplicados por distrito ao mover o cursor sobre o mapa da DRE. Ao clicar em um distrito, o mapa exibe um detalhamento que permite observar as unidades de ensino daquele distrito, como mostra a Figura 5, em que se mostra uma seleção para o distrito de São Mateus.

Figura 5: Exemplo de seleção de um distrito específico: São Mateus

Figura 5

Feito isso, o painel lateral mostra os dados referentes ao distrito selecionado. Ao mover o cursor sobre o mapa, que exibe pontos com a localização aproximada das unidades de ensino mapeadas, a ferramenta exibe um tooltip com o nome da unidade. É possível clicar sobre esses pontos para obter informações detalhadas sobre a unidade de ensino, como mostra a Figura 6 para o caso da “EMEI - Jardim Imperador”. 

Figura 6: Exemplo de seleção de uma unidade de ensino:

Figura 6

EMEI - Jardim Imperador

Neste caso, a ficha lateral atualiza para exibir informações específicas da unidade de ensino selecionada. São exibidos o endereço, o total de recursos exibidos na ferramenta aplicados nessa unidade e a segmentação desses recursos pelas categorias (PTRF, material escolar e pessoal). Além disso, para o caso dos recursos aplicados em material escolar, o painel exibe a quantidade de kits fornecidos e seus respectivos valores para cada tipo de kit. Por fim, os recursos aplicados em pessoal são divididos entre equipe gestora (Coordenador/Diretor/Assistente de Direção), professores e quadro de apoio. É importante destacar que nem sempre todas essas informações estarão disponíveis para uma determinada unidade de ensino.

Caso o usuário queira realizar suas próprias análises a partir dos dados apresentados na ferramenta, basta clicar no botão “download dos dados” logo abaixo do gráfico de barras, como mostra a Figura 7. A planilha baixada traz informações do ano selecionado no topo da página e contém duas abas. A primeira aba apresenta informações detalhadas sobre cada unidade de ensino, além dos recursos repassados pelo PTRF. A segunda aba contempla, para cada unidade de ensino, os demais recursos apresentados na ferramenta. É possível fazer correspondências entre as duas abas a partir do código identificador da unidade de ensino, disponibilizado na primeira coluna de cada aba.

Figura 6: Botão de download de dados:

Figura 7

 

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Faça um pedido de acesso à informação. Saiba como, clicando aqui.

***

Compartilhe!